segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Olimpíadas do Rio 2016: O Brasil está preparado para ter melhores resultados?


O Brasil ficou em 22º lugar nas Olimpíadas de Londres 2012 com um total de 17 medalhas, duas a mais que na China em 2008, mas com a mesma quantidade de medalhas de ouro, que foram três: vôlei feminino, ginástica e judô; 5 medalhas de prata: vôlei masculino, futebol masculino, boxe, volêi de praia e natação; e 9 medalhas de bronze: três no judô, duas no boxe, uma na vela, uma na natação, uma no volêi de praia, uma no pentatlo moderno. Um resultado que deixa certa desconfiança com o desempenho do Brasil para as Olimpíadas Rio 2016. Os resultados positivos do Brasil que ocorreram em Londres são pequenos pelo tamanho do país, foram mais por mérito isolado de alguns atletas ou de uma confederação esportiva do que por investimentos maciços do governo no esporte.

O Brasil ficou atrás de paises pequenos e que não tem tradição esportiva em Olimpíadas como: Irã, Coréia do Norte, Jamaica, Paises baixos. Para 2016 podemos melhorar, mas não dá mais para transformar o país em celeiro de atletas para todas as modalidades esportivas, pois um país precisa de no mínimo 10 anos para preparar seus atletas de base e que eles consigam ter alto rendimento no esporte. E isto não aconteceu no Brasil. Em 2002, quando o Brasil ganhou o direito de sediar os Jogos Panamericanos do Rio e já sonhava em sediar as Olimpíadas tivesse preparado um projeto olímpico de formação de atletas, poderíamos ter a meta de ficar entre os 10 paises no ranking dos Jogos em 2016, como aconteceu com os que já sediaram as edições passadas. Mas como não fez, então fica a dúvida do resultado brasileiro em 2016, principalmente nos esportes individuais que distribuem mais medalhas.

O governo federal em parceria com o COB, Ministério do Esporte, governos estaduais e municipais, confederações, federações deveria ter investido na base e massificando o esporte nas escolas e clubes para o surgimento de novos atletas, construído quadras esportivas nas escolas públicas, atualmente mais da metade das escolas não possuem, piscinas, pistas de atletismo, ginásios esportivos e centros de treinamento para os esportes individuais. Também deveria ter criado uma parceria com as prefeituras de todo o país para a realização dos Jogos Estudantis municipais, motivando a prática esportiva e alimentando o sonho dos atletas escolares de chegar um dia a seleção brasileira do esporte que pratica. O Brasil não tem planejamento integrado, e se tiver no futuro, não dará tempo para Rio 2016, será para resultados a longo prazo.

O Brasil melhorou do que tempos atrás, mas não o suficiente para sermos uma potência olímpica, falta muito, principalmente na valorização do esporte na escola, instalações esportivas adequadas, atualização dos técnicos, renovação nas equipes e patrocínio aos atletas individualmente. O Brasil tem recursos humanos suficiente para se transformar num país olímpico, mas falta oferecer oportunidades as crianças e jovens para a prática esportiva.

Daqui a 4 anos as Olimpíadas serão realizadas no Rio e que o resultado do Brasil seja muito melhor do que o 22º de Londres, pois os brasileiros esperam que o governo ofereça melhores condições de treinamento e apoio aos nossos atletas para que os mesmos consigam um número maior de medalhas e coloque o país entre as maiores potências esportivas do mundo. É um sonho, mas se depender da garra do atleta brasileiro, este sonho será concretizado.
 
                                                                                    José Costa
                                                                      Professor de Educação Física
                                                                             CREF 000245-G/SE

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Blog do Professor José Costa: 200.000 acessos!



Mais uma vez estamos comemorando uma marca histórica do blog, atingimos os 200.000 acessos após 5 meses de ter completado os 100.000 acessos.

Quero agradecer primeiramente a Deus, por me dá força, perseverança e determinação em atingir o objetivo de oferecer qualidade de conteúdos aos leitores do blog através de artigos sobre educação, esporte, saúde, cultura e cidadania extraídos de revistas, jornais e sites confiáveis oferecendo o que há de melhor na internet.

Agradeço aos visitantes que passaram para ler um post através de pesquisa no google; aos amigos do facebook, twitter, orkut; aos leitores cativos, os que acessam de vez em quando e até aqueles que passaram por curiosidade e não mais voltaram; aos que comentaram ou criticaram alguma postagem de maneira construtiva e contribuíram para o engrandecimento do blog.

Um obrigado especial aos parceiros do blog por acreditar no meu trabalho: Inove Planejados, Colégio O Saber, Academia Saúde Total, Parafusos Mil, Churrascaria Recanto da Serra, Comercial Santo André, Drogaria Preferencial, Serrana Suvinil, Osbat Baterias, Auto Escola Serrana, Lindolar Móveis, Lok Car, Galeria Jandrade, Visótica, Supermercado Nunes Peixoto, Ethos Incorporadora, Milton Som, Casa Barbosa-Barbosa Man, Moacir Imóveis, Bichos & Cia, Pura Moda. Todos vocês contribuem para a história e engrandecimento deste modesto blog. Nossa parceria é mesmo fundamental, sigamos adiante!

Um agradecimento especial aos agregadores que permitiram o aumento de acessos do blog através de nossas postagens em seus sites como: Agrega dicas, Clic, Na Boca do Sapo, Meus Links, Linkerama, Link-me, Link Bicudo, Jana Links, Geralinks e Toaky.

Muito obrigado a todos, sem os quais não chegaríamos a incrível marca de 200.000 acessos, pois vocês acreditam e confiam no nosso trabalho. Continuem nos visitando!


Professor José Costa