segunda-feira, 22 de abril de 2013

A história do Campeonato Serrano de Basquete


Durante 27 anos os itabaianenses presenciaram a realização do maior torneio de basquete do estado de Sergipe em todos os tempos, o Campeonato Serrano, o qual atraia centenas de pessoas a quadra do Módulo Esportivo de Itabaiana e do Ginásio de Esportes Miltão do Colégio Estadual Murilo Braga. O campeonato foi disputado por milhares de alunos e ex-alunos do CEMB ao longo dos anos, sempre nas tardes de sábado, durante o 1º semestre.

O campeonato Serrano tinha como principais objetivos: incentivar a prática do basquete em Itabaiana e revelar atletas para compor as equipes do Colégio Estadual Murilo Braga que o representaria nas competições dos Jogos da Primavera, Jogos Infantis e dos campeonatos sergipano nas diversas categorias.

O campeonato foi realizado inicialmente com os alunos do CEMB, posteriormente também com os ex-alunos e nos últimos campeonatos, com participações de equipes convidadas de Aracaju. No início as equipes receberam nomes dos estados brasileiros, depois de equipes nacionais do basquete como: Sírio, Monte Líbano, Tupã, Francana, Ginástico, Prudentina, Minercal... Posteriormente foram mudados para os nomes de lojas comerciais de Itabaiana através de patrocínios e por último, os nomes dos colégios participantes do campeonato.

O comércio de Itabaiana foi extremamente importante para o sucesso do campeonato através da parceria que patrocinava os fardamentos das equipes e as medalhas e troféus oferecidos às equipes vencedoras, elementos fundamentais para incentivar as participações dos atletas.

A imprensa sergipana teve um papel muito importante na evolução do campeonato através da divulgação dos boletins semanais informando os leitores através dos jornais e da internet, dos espectadores pela televisão e os ouvintes pelo rádio o que se passava a cada rodada, estimulando os atletas a participar e ao público em assistir os jogos.

A equipe de arbitragem do campeonato era composta por mim, pelos alunos e ex-alunos os quais recebiam todos os anos uma palestra teórica sobre as regras e um treinamento prático de como ser mesário e juiz no jogo, sob minha orientação. Em algumas finais de campeonato a equipe de arbitragem da FSB vinha arbitrar através de uma parceria com AIB.

Em 1976, o Professor Romilto Mendonça introduziu o basquete como prática esportiva nas aulas de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga, e juntamente com os alunos realizou o primeiro campeonato de Itabaiana.

Em 1977, o Professor Romilto Mendonça foi transferido para Aracaju e o campeonato não foi realizado, mas em 1978, foi reiniciado com força total pelo Professor José Antonio Macedo, na quadra do Módulo Esportivo de Itabaiana, o qual tinha sido inaugurado em 1977.

Em 1980, comecei a ensinar basquete no CEMB e passei também a realizar o campeonato juntamente com o Professor José Antonio, mas em 1986 ele assumiu a vice-direção do CEMB e se afastou da realização do campeonato.

Em 1982, o campeonato começou a ser divulgado pela Rádio Princesa da Serra AM. Posteriormente, a Radio Capital do Agreste, a FM Itabaiana e a Princesa FM também passaram a divulgar.

Em 1984, ocorreu o grande marco na história do basquete de Itabaiana, criamos a Asssociação Itabaianense de Basquete com o objetivo de organizar e realizar o campeonato serrano, e também desenvolver atividades ligadas ao basquete como: gincanas, festival de arremessos, concursos de pesquisa, festas comemorativas, etc. Foi nesta época que decidimos colocar um nome comercial ao campeonato, que passou a se chamar de Campeonato Sorvete Kiola de Basquete. A partir desta data, o torneio começou a ser realizado com as meninas, já que nos anos anteriores, só tinha sido disputado pelos meninos. A partir desta data, após o término de cada campeonato realizávamos uma festa de confraternização envolvendo atletas, professores, patrocinadores e a imprensa.

Em 1986, o campeonato passou a ser chamado de Posto Serrano, no lugar de Sorvete Kiola. Pela primeira vez foi utilizado um cartaz com os dados do campeonato para divulgar a competição na imprensa, escolas, ruas e no comércio.

Em 1987, criamos o Jornal do Basquete, que era editado em 4 páginas, para divulgar o campeonato, apesar de toda a divulgação feita nas rádios de Itabaiana, na TV Sergipe e TV Atalaia, e nos Jornais: Gazeta de Sergipe, Semanário Esportivo, Jornal de Sergipe, Correio de Sergipe, Jornal da Manhã, Jornal da Cidade, Cinform, O Serrano. Neste ano a abertura do 11º campeonato foi transmitida ao vivo pela Rádio Princesa da Serra e o encerramento pela Rádio Capital do Agreste.

Em 1990 instituímos a Homenagem Especial do campeonato entregando uma placa de reconhecimento a atletas veteranos que se destacaram nos torneios em anos anteriores e aos professores do CEMB que contribuíram com o engrandecimento do basquete.

Em 1996 houve a 1ª participação de uma equipe de Aracaju no campeonato, a do Colégio Salesiano no torneio feminino. Posteriormente participaram os colégios: Graccho Cardoso, Dom Luciano, Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora, Coesi e Arqui.

Em 2001 foi instituída a Medalha Amigo do Basquete para homenagear jornalistas e radialistas da imprensa sergipana que apoiavam e divulgavam o basquete de Itabaiana nos jornais, rádios e televisão.

Em 2002 o campeonato começou a ser divulgado para o mundo através da internet pelo site da Itnet, portal de Itabaiana, e posteriormente por outros sites. Também neste ano, a reportagem do programa Globo Esporte da TV Sergipe fez uma matéria na final do 26º Campeonato Serrano, no Ginásio Esportivo Miltão do CEMB, mostrando a importância do torneio para incentivar os jovens a prática esportiva em Itabaiana.

Em 2003 a realização do último Campeonato Serrano de Basquete, o 27º, e até hoje as pessoas me perguntam por que acabou, e sempre respondo, como tudo que é bom um dia acaba, mas foram por vários motivos, entre eles: a diminuição do número de alunos praticando esporte no Murilo Braga, e em especial o basquete, por conta das mudanças nas aulas de educação física pela implantação da LDB de 1996 e a diminuição do interesse dos ex-alunos na participação do campeonato por conta de suas atividades profissionais e familiares, já que a maioria já estavam casados e trabalhando.

Para resgatar a história do basquete de Itabaiana criamos um blog na internet com fotos das equipes e dos jogos, os cartazes dos campeonatos, recortes de jornais e comentários de atletas, professores, radialistas, jornalistas e amantes do esporte, no seguinte endereço: http://basquetedeitabaiana.blogspot.com acesse e deixe seu comentário.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram no desenvolvimento e engrandecimento do campeonato como: os professores, a imprensa sergipana, o comércio de Itabaiana, o Colégio Estadual Murilo Braga e em especial aos atletas, razão maior da realização do Campeonato Serrano de Basquete por 27 anos em Itabaiana, que talvez um dia retorne, se o esporte voltar a ser valorizado no CEMB e no município.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE