quinta-feira, 6 de março de 2014

Poesia enaltecendo o basquete

Em 1987, a aluna Josenilde Santana do Colégio Estadual Murilo Braga escreveu uma poesia sobre o basquete, a qual foi publicada no Jornal do Basquete, edição nº 3. A publicação tinha como objetivo motivar outros alunos a escreverem poesias, textos, músicas. O basquete do CEMB não era apenas esporte, mas também arte, cultura, cidadania. A Associação Itabaianense de Basquete realizou com seus associados (alunos e ex-alunos do CEMB) diversas atividades esportivas, culturais e recreativas, entre elas: concursos de pesquisa sobre basquete, caça ao tesouro, Forró dos basqueteiros, festas de confraternização de fim de ano, gincanas esportiva e cultural, exposições de fotografias de basquete e campeonatos que contribuíram na formação integral dos alunos do Colégio Estadual Murilo Braga.

Basquete

Se amar for pecado
Jamais serei inocente
Pois existe um esporte
Que amo loucamente “basquete”

Estava com uma lista de esporte
O qual deveria fazer
De repende veio uma borboletinha
E disse que era basquete
Que eu tinha que escolher.

Sai perfume das flores
Do peito sai talento
Só basquete que não sai
Do meu pensamento

A primeira vez que eu te vi
Fiquei logo emocionada
Quando o pratiquei
 Já estava apaixonada  “basquete”

Verdes campos se alegram
Quando ver o sol nascer
Assim se alegra meu coração
Quando pratico você “basquete”

É mais fácil cair
Uma estrela do firmamento
Do que tirar basquete
Do meu pensamento

Não sei por que te conheci
Não sei por que te olhei
Não sei por que pratiquei
Mas por ti me apaixonei

Você diz que gosta de basquete
Mas nunca provou
Basquete só é praticado
Com muito amor.

Basquete também é cultura!

Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário