Nos dias de
hoje, as maiores dificuldades dos pais e educadores são impor limites e disciplina
as crianças, pelas mudanças que houveram na educação dos filhos tempos atrás
aos dias atuais.
Algumas
décadas atrás bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo
entendia que estava fazendo algo de errado e deveria mudar seu comportamento.
Além disso, o professor também podia aplicar algum castigo para educar o aluno.
A situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo
o que os filhos pediam. Os filhos tinham mais atenção e tempo dos pais,
principalmente da mãe que não trabalhava, contribuindo de uma maneira eficaz na
educação dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos
quando necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar,
comer, dormir, etc.
Hoje, os
professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não estão nem aí,
e aplicar castigos, não corresponde à educação moderna. Pela ausência dos pais
na vida das crianças em virtude do trabalho e impedindo momentos de educar e
proporcionar valores que devem ser seguidos, eles compensam com bens materiais.
Não existem limites para as crianças no tempo de ver televisão, jogar videogame,
na hora de dormir, de ficar na internet, do que comer e do presente que quer
ganhar; dando entender à criança que ela pode fazer tudo que quer e na hora que
quiser.
As crianças
desde cedo precisam ter regras, tanto no sentido do que é permitido fazer
quanto do que não é, do que é certo e do que não é, aprender a restringir
certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar
uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em
crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e
a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar
limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de
dizer sim e também de dizer não.
Aí, é onde
entra a escola, que acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às
crianças, e de forma especial, os professores das primeiras séries do ensino
fundamental que além de ensinar os conteúdos de sua série, tem de desdobrar-se
em psicólogas, “tias” e conselheiras para entender e ajudar os alunos com
problemas no comportamento. Segundo o ponto de vista educacional, permitir tudo
ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da
criança.
Os limites das
crianças devem ser dados através de disciplina, e que na escola, desde cedo, o
esporte pode colaborar com os ensinamentos de valores que serão úteis em sua
formação como: respeitar as regras, adversários, colegas e professores; que ele
depende dos colegas para obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter
responsabilidade com os horários de treinamento; que deve estudar mais para
compensar as horas usadas nos treinos e se alimentar corretamente e em horários
estabelecidos.
O esporte
será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar a
criança, pois para educar é preciso esforço, paciência, dedicação, perseverança,
responsabilidade e amor. As crianças tornar-se-ão adolescentes e adultos responsáveis,
compreensivos e agradecidos pelas cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância,
de seus pais e educadores.
Como afirmou
Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os homens de
amanhã”.
José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
http://professorjosecosta.blogspot.com.br
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